SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço

sábado, 1 de novembro de 2008

O Ataque de Lampião a Mossoró - Trovas

LAMPIÃO EM MOSSORÓ NAS TROVAS DE GILBAMAR
Kydelmir Dantas (*)
O assunto é rico, polêmico, instigante e apaixonante – Cangaço. Dos inúmeros livros publicados, que citam o ataque de Lampião a Mossoró, e mais especificamente sobre este tema, o livro RECORDAÇÕES DE UM ATAQUE FRUSTADO, publicado no ano do Cinqüentenário da Resistência, 1977, é um dos indicados para a pesquisa dos novatos e interessados neste fato. A obra, também de autoria de Gilbamar de Oliveira, há muito merece uma segunda edição.
Pois bem. Agora me aparece o outro lado do Gilbamar, o de poeta trovador. E vai tecendo a história, com algumas estórias, formando a colcha de retalhos da resistência, em trovas leves, inspiradas e de fácil acesso e entendimento. Os fatos vão ‘se assucedendo’ de acordo com o coletado em pesquisas próprias, desde os idos do século passado, em jornais da época, livros e outras publicações.
Citando as duas principais obras publicadas sobre este capítulo importante da História do Cangaço - A Resistência de Mossoró e a derrota de Lampião – que são: “Lampião em Mossoró”, de Raimundo Nonato da Silva, e “A Marcha de Lampião”, de Raul Fernandes, não deixará de influenciar aos seus leitores na busca de outras obras, como o livro “Lampião no Rio Grande do Norte”, de Sérgio Augusto - uma das mais completas escritas sobre a passagem do Rei do Cangaço no estado potiguar – e o “Nas Garras de Lampião: Diário do Coronel Gurgel”, de Antonio Gurgel do Amaral e Raimundo Soares de Brito, que são de maior importância para quem quer se aprofundar no tema.
Leiamos, pois, e nos envolvamos nas trovas de Gilbamar e nestes 80 anos da Resistência de Mossoró ao ataque dos bandos de Lampião, Massilon, Sabino e Jararaca.
Ao autor e seus leitores nossas tradicionais, saudações cangaceiras!
Mossoró de Santa Luzia, abril de 2007.
(*) Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço – SBEC.
--------------------------
O livro faz o relato, todo em versos de trovas, sobre a derrota sofrida pelo bando de cangaceiros de Lampião ao tentar atacar a cidade de Mossoró, situada no Estado do Rio Grande do Norte. O fato ocorreu no dia 13/06/1927. Ao narrar o acontecido, procurei dar às trovas um tom não tão circunspecto mas também nem tanto burlesco de forma a que se torne uma leitura leve e gostosa, engraçada por vezes e em algumas ocasiões equilibrando a forma para que todos terminem sua leitura com satisfação. Deixo meu abraço fraterno a todos e os espero na sala da biblioteca 24x7.
Gilbamar de Oliveira Bezerra
------------------------------
Sobre o Autor: Escritor e poeta, membro fundador da AMOL (Associação Mossoroense de Letras), bancário aposentado e bacharel em direito. Detentor de diversos prêmio literários, dedica-se a escrever crônicas, contos, trovas, sonetos e poemas em várias páginas na internet e no seu blog pessoal (http://gilbamar-poesiasecronicas.blogspot.com/).
Tem três livros publicados: "Cangaço - Recordação do Ataque Frustrado", "Aquele Homem Crucificado" e "O Motim dos Flagelados".
------------------------------
Para adquirir o livro (R$ 32,38) entre em contato com http://www.biblioteca24x7.com.br/

Um comentário:

Gilbamar disse...

Obrigados, amigos da SBEC, pela gentil e preciosa divulgação do meu livro neste blog que é, com certeza, muito lido por quantos se interessam pelo assunto tratado em meu despretensioso trabalho.

Deixo meu abraço fraterno a quantos fazem essa entidade, que tantos serviços relevantes tem prestado à história do cangaço.

Muito obrigado

Gilbamar de Oliveira.

acessos nos últimos 30 dias