SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

96o. Aniversário de Luiz Gonzaga

Xico Nóbrega

A festa do 96º Aniversário de Nascimento de Luiz Gonzaga, O Rei do Baião, acontece no pátio do Museu Luiz Gonzaga, de Campina Grande (PB), na noite deste dia 13 de dezembro. Às 7h30, o padre Assis, reitor do Seminário Diocesano, celebra Missa em ação de graças pela data natalícia do Rei do Baião.
Participam do evento, freqüentadores habituais do Museu Luiz Gonzaga campinense, pesquisadores, colecionadores, artistas, poetas e o povo em geral amante da obra poética e musical do grande cantador. A imprensa local cobre sempre o acontecimento.
Após a cerimônia religiosa, acontece a parte artística da noitada Gonzagueana de Campina Grande, com a apresentação de cantores, músicos, declamadores, interpretando os grandes sucessos e homenagens ao imortal cantador.
Nos últimos anos muitos artistas locais ou de passagem pela cidade já se apresentaram no palco do Museu Gonzagueano campinense, para celebrar a data natalícia do famoso filho de Januário e Santana. Entre eles, Marinês, Gondim, Biliu de Campina, Amazan, Socorro Lira.

Da Paraíba para o Brasil

O Museu Fonográfico Luiz Gonzaga, de Campina Grande (PB), foi fundado no início dos anos 90 do século passado, pelo norte-rio-grandense José Nobre de Medeiros; é hoje referência nacional na preservação e divulgação das obras dos artistas da Música Popular Brasileira, de origem nordestina, a partir do rico acervo discográfico, fotográfico, arquivos de áudios e imagem com entrevistas e programas especiais de televisão sobre o cantador da “Asa Branca”.
Centenas de pessoas da Paraíba e Estados visitam todo ano o Museu Luiz Gonzaga de Campina Grande, para conhecer a vida e a obra do grande cantador, na exposição de discos, posteres, fotografias, livros, instrumentos musicais, ouvir músicas raras e assistir os melhores documentários gonzagueanos já feitos.

O projeto de extensão do Museu Fonográfico Luiz Gonzaga, em Campina Grande – PB, que mais emociona o diretor-fundador José Nobre de Medeiros, são os convênios que a instituição mantém com escolas públicas e privadas de Campina Grande e da região. O museu fornece material básico gonzagueano para os professores trabalharem com as crianças e os jovens na sala de aula e depois os próprios alunos vistam o museu.
"É maravilhoso a gente ver a receptividade da obra de Luiz Gonzaga junto ao público infantil e adolescente. Eles chegam aqui cantando os sucessos do rei do Baião, sabem de coisas da vida dele", comemora Zé Nobre (foto ao lado).

96º ANIVERSÁRIO DE LUIZ GONZAGA
Data: 13 de dezembro de 2008.
Local: Museu Fonográfico Luiz Gonzaga
Bairro do Cruzeiro
Campina Grande (PB)

Nenhum comentário:

acessos nos últimos 30 dias