SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço

domingo, 4 de janeiro de 2009

Câmara Cascudo Vira Rótulo de Vinho Português

No dia em que completaria 110 anos, Luís da Câmara Cascudo recebeu um presente digno de sua história e contribuição à cultura brasileira. Na noite da última terça-feira, 30 de dezembro, o folclorista foi homenageado ao dar nome a uma edição limitada de vinhos portugueses da Quinta do Portal. O vinho Câmara Cascudo Grande Reserva 2001 foi lançado no Olimpo Recepções numa noite repleta de homenagens à cultura potiguar.
‘‘Não poderia estar mais feliz nesta noite, cercada de amigos. Meu pai recebeu belas homenagens neste ano e esta, em particular, é muito especial. Esse vinho é como Câmara Cascudo: encorpado e feliz’’, resume a acadêmica Ana Maria Cascudo Barreto, filha do homenageado.
Responsável pela escolha do vinho que recebeu o nome de Câmara Cascudo, o professor do curso de medicina e amante do vinho, Elmano Marques, afirmou que o Câmara Cascudo Grande Reserva 2001 terá apenas 2.000 garrafas a serem comercializadas. Ele contou ainda com se deu o processo de escolha da safra. ‘‘Foi com grande honra e alegria que recebi o convite por parte de Shirley (Bilro) para participar desta escolha. Ela me confidenciou que havia feito contato com a Quinta do Portal para que se fizesse uma degustação e escolha do vinho que receberia o rótulo de Câmara Cascudo. Na minha ida a Portugal, fiz uma degustação vertical para escolher o Grande Reserva 2001’’, explicou Marques.
Sobre o vinho escolhido, o enólogo afirma que este tem as características das cartas do Douro, produzidos pela Quinta do Portal. ‘‘Em razão disso, ele apresenta características muitos próprias. São vinhos encorpados, frutados e que harmonizam muito bem a fruta e a madeira. São vinhos que vêm para marcar em definitivo sua presença. O Câmara Cascudo Grande Reserva é sem sombra de dúvidas uma justa homenagem para quem é um maior historiador e folclorista do Brasil’’, completa.
A idéia de fazer a homenagem a Câmara Cascudo em um rótulo de um vinho de qualidade surgiu da empresária Shirley Bilro, da Garrafeira Lusa. ‘‘É um sonho realizado. Falar de Câmara Cascudo é falar de cultura. E eu não poderia buscar um outro vinho que não fosse do Douro, que é uma terra plena de história e sofrimento, onde o povo português aprendeu a fazer, de pedras, o líquido precioso que nós sovemos nossos grandes momentos. Fazer um produto a altura de Câmara Cascudo é uma grande responsabilidade. Este é um trabalho muito carinhoso’’, disse a empresária.

Bebida é envelhecida por 14 meses
O Câmara Cascudo Grande Reserva 2001 foi envelhecido durante 14 meses em barricas novas de carvalho francês (50%) e russo (50%). De um rubi profundo e intenso, pode-se encontrar no nariz frutos vermelhos bem maduros, maçã assada e ameixa preta.
A caricatura ilustrada no rótulo traz uma história singular. Albano Neves de Souza, escritor e artista plástico angolano, ao enviar cartas da África ao amigo Cascudo, nunca escrevia o endereço do destinatário, mas desenhava apenas caricatura e o nome ‘‘Câmara Cascudo, Brasil’’. Com isso, a carta sempre chegava ao endereço correto: Avenida Junqueiras Aires, 377, Natal RN - Brasil, residência do folclorista. ‘‘Quando vi a caricatura numa carta e soube da história, não tinha como escolher outra ilustração’’, ressalta Shirley Bilro.
O vinho Câmara Cascudo é o primeiro rótulo do projeto ‘‘Vinho e Cultura Literária’’ da Garrafeira Lusa, que ainda vai homenagear outras personalidades da cultura brasileira. A garrafa do Câmara Cascudo Grande Reserva 2001 é enumerada e custa R$ 140.
A Quinta do Portal é uma casa portuguesa, familiar e independente que abraçou o conceito de ‘‘Boutique Winery’’, dedicando-se à produção de vinhos DOC Douro, Vinhos do Porto de categorias especiais e Moscatel.
(Diário de Natal, 02.01.2009)

Nenhum comentário:

acessos nos últimos 30 dias