SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Lampião, Entre a Espada e a Lei

Sérgio Dantas (*)
A obra que ora se publica ultrapassa os limites de uma mera biografia sobre o mais famoso dos cangaceiros. Inobstante o autor ter se utilizado, na concepção do presente trabalho, de fatos vários ocorridos na longeva e próspera carreira de crimes de Virgolino Ferreira da Silva, o ‘Lampião’, o seu enredo vai além das particularidades históricas, ao tempo em que abrange aspectos de natureza política, social e até mesmo apontamentos de ordem jurídica. Trata-se, de fato, de uma narrativa abrangente, que não se atém à descrição da vida delitiva do famoso bandoleiro pernambucano. Ao lançar mão do método comparativo de fontes as mais diversas (depoimentos, jornais, escritos públicos e particulares), o autor busca apresentar uma versão verossímil da história do ‘rei-do-cangaço’ - totalmente desnuda de qualquer influência ideológica ou da fantástica mitologia inerente ao personagem. O presente livro é o retrato exato de um homem e de sua época.

(*) Sérgio Augusto de Souza Dantas é Magistrado em Natal, e autor dos livros ‘LAMPIÃO E O RIO GRANDE DO NORTE – A HISTÓRIA DA GRANDE JORNADA’, publicado em 2005, e ‘ANTÔNIO SILVINO: O CANGACEIRO, O HOMEM, O MITO’, lançado em 2006.

LAMPIÃO ENTRE A ESPADA E A LEI: CONSIDERAÇÕES BIOGRÁFICAS E ANÁLISE CRÍTICA.
340 pgs, 66 fotos. Editora Cartgraf, Natal, 2008.

Pontos de Venda:

- NATAL: Livrarias da rede POTYLIVROS, Cooperativa Universitária (Centro de Convivência do Campus Universitário da UFRN) e Revistaria Cultural (Nordestão da Avenida Roberto Freire).
- MOSSORÓ: Poty Livros.
- RECIFE: Poty Livros.

- JOÃO PESSOA: Livraria ‘O Sebo Cultural’.

2 comentários:

Confraria Malunga disse...

Os outros dois livros do Dr. Sérgio Dantas são criteriosos e bem escritos, leituras obrigatórias para quem quer conhecer melhor essa história, contada por ele de forma séria e crítica. A Julgar pelos outros, seu novo lançamento com certeza será uma referência no tema.

Antonio de Moura.
Recife-PE.

Anônimo disse...

Caro Antonio,

Sugiro como uma boa leitura sobre o cangaço, o livro de PAULO MOURA: Lampião: A trajetória de rei sem castelo. Além de bem escrito, o autor tem uma estreita intimidade não só com o tema, mas com a escrita. O livro é sem dúvida excelente.

acessos nos últimos 30 dias