SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Resposta a Alcino

Frederico Pernambucano de Mello (*)

O pesquisador Alcino Costa, a quem respeito como investigador dos fatos do cangaço, assistiu à entrevista que acabo de dar à Globonews sobre meu novo livro, Estrelas de couro: a estética do cangaço, São Paulo, Escrituras Editora, 2010, prefácio de Ariano Suassuna, e manifesta três indagações, ou objeções, a que respondo abaixo, na ordem em que foram expostas:

1 – sobre o divórcio cultural entre o litoral e o sertão, fruto de falha no processo secular de colonização do Nordeste do Brasil, fazendo com que os homens de uma e outra dessas áreas não se reconhecessem entre si, o que digo é muito simples: o poder político e a opinião pública nuclearam-se sempre no litoral. Toda a repressão aos levantes indígenas, aos quilombos e às revoltas sociais, fenômenos irmãos do cangaço como expressões de insurgência popular rural e armada, partiu sempre do litoral, derramando-se sobre o sertão. Mesmo quando foram cooptados jovens sertanejos para as fileiras das forças policiais - casos de Pernambuco, em 1923, e da Paraíba, no ano seguinte - o comando não saiu do litoral.
Quando me levantei, ainda em 1985, no livro Guerreiros do sol, contra o simplismo dos marxistas em considerar o cangaço filho exclusivo da luta de classes envolvendo coronéis e cangaceiros, identifiquei no divórcio litoral-sertão as verdadeiras placas tectônicas que aqueciam os conflitos na região. E mostrei que os grandes cangaceiros, Lampião à frente, foram sempre os queridinhos dos coronéis sertanejos, com exceções difíceis de identificar. Nesse sentido, o cangaço sai à luz como uma espécie de conspiração tácita sertaneja, irmanando coronéis e cangaceiros na luta surda contra inimigo comum: o poder litorâneo, fonte de toda repressão. A mais não fui. Nem disse na entrevista.

2 – sobre a importância da costura e do bordado no cangaço, tenho a esclarecer que jamais ampliei o domínio destas em critério único de prestígio hierárquico no bando de Lampião. Seria uma tolice afirmá-lo. Alguma coisa como equiparar o bando de Lampião ao ateliê parisiense de Christian Dior. Em história não há causalidade única, até as pedras o sabem. Disse claramente na entrevista – e desenvolvo no livro que espero venha a ser lido por Alcino - que a valentia e a capacidade de urdir planos vinham na cabeceira dessa criteriologia de ascensão hierárquica no bando, da qual passou a fazer parte, de início timidamente, e depois como concausa cada vez mais relevante, especialmente no meado dos anos 30, a habilidade com as agulhas e as linhas, assim como o domínio da máquina Singer de mesa.
É claro que não estamos falando de norma escrita. De ato de Lampião publicado no Diário Oficial do Estado. Não chegamos a tanto, nem mesmo em Sergipe. O preceito há de ser inferido pelo historiador a partir da observação de uma prática reiterada, reveladora de tendência que finda por se consolidar em norma não-escrita. Estamos falando de indução lógica, procedimento abonado largamente pela ciência, segundo o qual, de várias situações singulares comprovadas, se extrai uma proposição de caráter geral. Se Lampião costurava e bordava de maneira exímia, no pano e em couro, fazendo-se fotografar alegremente em meio à prática por Benjamin Abrahão (ver Estrelas de couro, p. 83); se o mesmo acontecia com Luís Pedro (ver foto deste, também na Singer, ladeado por Juriti que, atento, parece querer aprimorar-se no ofício, no livro do padre Maciel, 1976, v. III, p. 160), o poderoso lugar-tenente do bando; se Virgínio fazia outro tanto com habilidade (ver depoimento detalhado de Moreno ao cineasta Wolney Oliveira, para filme em preparo); se Zé Sereno, Português e Pancada não ficavam atrás, segundo Barreira e Adília, de que mais necessitamos para inferir a norma? Estão aí os maiorais do cangaço. Quantos mais não lhes seguiram os passos na arte cangaceira, sem que disso tenha restado testemunho? Estão aí as máquinas de costura ao lado das cabeças cortadas. Estão aí os bornais amaneirados no luxo de concepção, de costura e de bordado. Agradeço a Deus ter salvo essas provas materiais para a história. Está aí o cangaceiro Candeeiro, em Buíque, Pernambuco, do alto dos seus 96 anos de lucidez, para dizer a quem queira ouvir que os principais cangaceiros, à frente Lampião, costuravam com habitualidade e sucesso no que produziam. No filme documentário A musa do cangaço, de José Umberto Dias, Salvador, 1981, Dadá sustenta gostosamente que “Lampião era um sucesso na máquina de costura”.
Há mais: o tenente volante pernambucano Pompeu Aristides de Moura, amigo de Antônio Ferreira antes de tomar a farda, contou-me, em depoimento gravado, ter visto o irmão de Lampião passar “o dia inteiro na máquina de costura, fazendo bornais para o bando, em 1925, no Juazeiro de Joaquim Cândido”, localidade de Floresta, Pernambuco. O cangaceiro Barreira, quando hospedou-se em minha casa por uma semana, em 1990, repetiu várias vezes que Lampião não gostava dele. Até que resolvi perguntar a razão. E ele, no que me pareceu incompreensível à época, respondeu-me de chofre: “Porque eu não sabia costurar”.

3 – por fim, Alcino insinua que eu teria dito que o uso do punhal pelo nordestino seria uma influência da faca dos pampas, quando eu não disse senão que o cangaceiro portava o punhal na parte frontal do corpo, sob as cartucheiras, enquanto que o gaúcho conduz a faca transversalmente às costas. Uma anotação etnológica. Uma curiosidade. Somente.

Agradeço a Alcino a oportunidade de prestar esses esclarecimentos. Quem questiona o que digo ou escrevo, aperfeiçoa meu trabalho. Com livros na praça, o que mais temo é o silêncio.

(*) Escritor, pesquisador. Sócio da SBEC.

Um comentário:

Anônimo disse...

È muito bom aprender com 2 Mestres do quilate de Alcino Costa e Frederico Pernambucano.
Ambos estão de parabéns pelo debate de cavalheiros.
Kydelmir Dantas
Mossoró - RN

acessos nos últimos 30 dias