SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Por Motivo De Versos

Stênio Jayme Galvão Filho (*)
O homem que agradece a Deus por ter nascido nordestino, o poeta Antônio Francisco, vem através desta 5a. edição de "Por Motivo de Versos", trazer histórias que remetem à sua terra natal: Mossoró. Em "Um Bairro Chamado Lagoa do Mato", ele descreve a saudade do lugar onde cresceu. E não esquece de se referir, que transformou-se ao longo dos anos, obrigando-o a conviver com os diversos tipos de barulho que incomodam seu sossego.
Já em "O Rio de Mossoró e as Lágrimas Que Eu Derramei", o homem preocupado com o meio ambiente chama atenção para os maus tratos contra o manancial que é uma referência para a vida de cada mossoroense. E em "O Ataque de Mossoró ao Bando de Lampião", os transportes alternativos, a poluição do Rio Mossoró, além de carnaval fora de época, expulsam os cangaceiros da cidade. O autor conta a curiosa e engraçada fuga de um Lampião que tentou, em vão, se vingar de Mossoró, nos tempos atuais.
Se a terra natal do poeta está bastante presente nesta seleção, os versos que dizem respeito a questões sociais, comuns na obra de Antônio Francisco, também são encontrados aqui, entre eles: "Um Conto Bem Contado" e "A Casa Que a Fome Mora".
Nesta importante obra de literatura de cordel que possamos aproveitar as melhores letras de Antônio Francisco, através deste livro. Aproveitem esta 5a. edição por vários motivos, inclusive pela excelente poesia.

(*) Gerente do Ativo de Produção da Petrobrás - Mossoró (RN)

"Dê uma volta no carro da amizade
Puxe oitenta quilômetros de amor
Se desvie da estrada do rancor
Dê banguela descendo a humildade.
Acenda os faróis da caridade
E ilumine a estrada do irmão
Baixe o vidro da porta e dê com a mão
É um gesto tão simples mas conforta
A amizade é a chave que abre a porta
Do castelo onde mora o coração."

Nenhum comentário:

acessos nos últimos 30 dias