SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Lampião e o Padre Cícero

O ENCONTRO DE LAMPIÃO COM O TENENTE CHAGAS
Fátima Menezes (*)

Francisco Chagas apresentou-se como chefe dos patriotas e foi logo entrando direto no assunto: — Seu Virgolino, eu queria que vosmicê fosse junto com nóis pra Juazeiro. Lá o sinhô vai se encontrar com o Padre Cícero, que eu sei é seu desejo e vai também, se combater junto com nóis a Coluna Prestes, ganhar uma patente de Capitão. Veja meu exemplo, eu agora sou Tenente só porque entrei para o Batalhão Patriótico.
E foi logo mostrando as sutaches nos ombros formando dois galões. Lampião ficou animado com a conversa, assim mataria dois coelhos de uma só cajadada. Primeiro, conheceria de perto o seu querido "Padim Ciço" e depois seria promovido a Capitão dos patriotas.
Essa conversa de patente, Chico Chagas escutara ainda em Juazeiro quando foi incorporado ao Batalhão Patriótico. Júlio Gomes, um dos componentes do Batalhão, por sua bravura foi escolhido por Dr. Floro para ser chefe de um dos destacamentos, recebendo assim, o título de Major. Há algum tempo atrás, esse dito Júlio tivera uma rixa com o Dr. Pedro Albuquerque Uchoa, funcionário do Ministério da Agricultura em Juazeiro. Uchoa, ao saber que seu desafeto fora transformado em Major, comentou: "Se Júlio Gomes merece ser transformado em Major, Lampião merece ser Capitão”.
Chico Chagas ouviu aquilo e levou a sério, o que, da parte de Uchoa não passou de uma ironia. O certo é que Lampião juntou-se ao grupo de Francisco Chagas e rumou para Juazeiro, isso nos primeiros dias de março de 1926.
O tenente Chagas e Lampião fizeram sua primeira parada em Porteiras, na fazenda de Júlio Bezerra (meu tio-avô) onde acamparam e passaram a noite. No outro dia, logo cedo, retornaram a caminhada e à tardinha, chegaram em Barbalha onde se hospedaram no hotel "Centenário" de propriedade do Sr. Eliodório.
No hotel, só ficaram Francisco Chagas, Lampião e alguns homens da confiança do tenente. O resto do pessoal acampou e fez refeição nos arrabaldes da cidade. Com o dinheiro fornecido por Lampião, pois os patriotas a essas alturas estavam em petição de miséria, compraram carne seca, farinha e ali mesmo, no mato, se banquetearam.
Na ocasião, Lampião foi visitado por todos os coronéis e autoridades da cidade, a título de curiosidade. Entre eles podemos citar: Padre Batista, Cel. José Major e Dr. Leão Sampaio a quem o bandoleiro pediu que examinasse sua vista doente no que foi prontamente atendido, e Lampião em agradecimento deu de presente ao médico seu mosquetão.
À tarde, saíram de Barbalha, pois pretendiam entrar em Juazeiro naquele mesmo dia. E assim, patriotas e cangaceiros formando um estranho grupo, pisaram naquele cair de tarde a terra do Padre Cícero.

Fonte:
www.juaonline.info

(*) Pesquisadora e Escritora, de Juazeiro do Norte (CE). Sócia da SBEC.

Nenhum comentário:

acessos nos últimos 30 dias