SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Prêmio "Combate ao Cangaceirismo" de Literatura

SBEC entrega prêmio de literatura na biblioteca Municipal Ney Pontes

A Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC) realizou ontem, às 9h, a solenidade de entrega do Prêmio "Combate ao Cangaceirismo" de Literatura. O evento ocorreu na Biblioteca Municipal Ney Pontes e reuniu cerca de 50 alunos de escolas públicas. Estudantes, professores e intelectuais prestigiaram o evento coordenado pelo historiador e presidente da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC), Kydelmir Dantas.
O concurso literário, que teve o objetivo de fomentar a cultura, incentivar valores e divulgar talentos, encerrou as comemorações do XI Fórum do Cangaço realizado dias 11 a 14 de junho. O público vibrou com os resultados das melhores obras selecionadas entre os mais de 200 inscritos.
Kydelmir disse que o prêmio foi uma vitória para a Sbec. "Foi um passo inicial, que o sócio da instituição Ivanildo Filgueira deu dando a idéia de realizarmos esse concurso literário, fugindo um pouco da tradição de fazermos sempre palestras e debates", acrescenta
"Encerramos a programação dos Fórum do Cangaço 2008 com chave de ouro. Esse prêmio foi uma mostra da riqueza cultural que existe em Mossoró e que incentivos como esse podem revelar grandes nomes. Esperamos realizar muitos outros concursos desse porte com os estudantes mossoroenses", ressalta Kydelmir.
Kydelmir reconheceu o interesse dos alunos das escolas participantes. Segundo ele, no dia da realização do concurso o auditório da biblioteca estava lotado e os estudantes esperaram o dia inteiro, até que fossem entregues os trabalhos para serem analisados pela comissão julgadora.
Premiação
Os trabalhos foram analisados por especialistas na área literária. Antes da entrega, Kydelmir falou da importância do concurso para o público presente, distribuído entre professores, estudantes e pais de alunos. O trabalho classificado em primeiro foi "O cangaço e o Imaginário Popular", realizado pela aluna do Centro Educacional Aproniano Martins de Oliveira (Ceamo), Fernanda Dara.
A segunda premiação foi para a aluna da Escola Santa Maria Gorete, Joycimara de Morais, coordenado pela professora Kelly Jamara, que fez uma reflexão aos 81 anos do ataque do bando de Lampião a Mossoró.
Bastante aplaudida, a primeira colocada contou com a unanimidade do júri. Fernanda Dara também foi homenageada pelos professores presentes, em memória à sua mãe que faleceu recentemente.
A manhã foi encerrada no “hall” da biblioteca, com lançamento e distribuição autografada dos livros premiados. Tudo ao sabor de um maravilhoso coquetel e regado ao som do grupo Metais Geniais e da bela voz da cantora Soyan.
(O Mossoroense - 31.08.2008)

Nenhum comentário:

acessos nos últimos 30 dias