SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Antônio Luiz Ramos CEDRAZ

Cedraz nasceu em uma fazenda no município de Miguel Calmon (Ba), mas cresceu e formou-se professor primário em Jacobina, no interior da Bahia, onde teve os primeiros contatos com as histórias em quadrinhos. Ao longo desses anos, Cedraz criou vários personagens e teve seus trabalhos publicados nos principais jornais da capital baiana e de outros estados, e revistas lançadas por editoras de todo o país. Com seus desenhos e histórias, ganhou prêmios e menções honrosas em concursos e exposições no Brasil e exterior, entre eles o troféu como destaque no 2º Encontro Nacional de Histórias em Quadrinhos, realizado em Araxá (MG), em 1989; quatro troféus HQ MIX (1999, 2001, 2002 e 2003), além de o Prêmio Ângelo Agostini de “Mestre do Quadrinho Nacional”.
Através do Fazcultura, foram publicados 240 mil jornais, 120 mil revistas e 6 mil livros da Turma do Xaxado. A Editora Escala, de São Paulo, publicou e distribuiu para todo o país 35 revistas da Turma, entre Quadrinhos e revistas de histórias ilustradas e de passatempos.
A Turma do Xaxado também tem sido publicada em livros didáticos das editoras Moderna, Saraiva, Ática e outras.
Prêmios conquistados pela Turma do Xaxado
HQ MIX - Melhor Álbum Infantil do Brasil, nos anos de 1999, 2001, 2002 e 2003. O HQ MIX é a mais importante premiação dos quadrinhos em nosso país e é oferecido pela Associação dos Cartunistas do Brasil, com sede em São Paulo. O HQ MIX é considerado o “Oscar” brasileiro da categoria.
Troféu Angelo Agostini - “Antonio Cedraz, Mestre do Quadrinho Nacional”. O Troféu Angelo Agostini, oferecido pela Associação dos Quadrinhistas e Cartunistas do Estado de São Paulo, é entregue somente a autores com mais de 25 anos de dedicação aos quadrinhos.Em 2003, o Projeto Turma do Xaxado recebeu Apoio Institucional da UNESCO.

Nenhum comentário:

acessos nos últimos 30 dias