SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Lampião, Sua Morte Passada a Limpo

Por João de Souza Lima

Diante de tantos textos irresponsáveis que têm surgido ao longo do tempo e, muito mais os que têm surgido recentemente, onde pesquisadores descompromissados com a verdade histórica têm colocado em livros verdadeiras idiotices, frutos de imaginações que distorcem a realidade de uma época e de um tema que merece nosso mais profundo respeito, por se referir à história momentânea de um povo, registros que fazem parte da história de uma nação. 
Verdadeiros absurdos têm sido lançados levando informações desprovidas de verdades, só com pensamento comercial, a bem de uma vendagem que traga lucros. O mais incrível de tudo é que a maioria desses escritores tem acesso fácil na mídia do Sul e Sudeste... Então louvemos quando surgem os Homens Sérios e os trabalhos que merecem respeito. JOSÉ SABINO BASSETTI é uma dessas pessoas e sua pesquisa nos eleva a um degrau no livro do verdadeiro entendimento e de uma fiel compreensão do que representou para a história do cangaço, a Grota do Angico.

Por Frederico Pernambucano de Mello

CARLOS CÉSAR DE MIRANDA MEGALE, mineiro da poética Borda da Mata, enleou-se no tema de tal maneira que sua conversa ficou um tanto repetitiva. Nos encontros com os amigos que soube fazer no Recife, ao tempo em que aqui residiu, não conseguia falar de outra coisa.
Nem surra de urtiga seria capaz de remover a impregnação obsessiva. O jeito foi empurrá-lo para o sertão. E adiantou muito. Viajou como um penitente. Rompeu caatinga, abriu cancelas, varou cercados, soltas e mangas, andou até de jegue, e está pronto para nos dar – ao estudioso do cangaço em particular e ao tão só diletante do tema – a sua contribuição de nordestino mais visceral do que muitos nativos desenraizados que andam por aí, sonhando com o outro lado do mar.


Para adquirir:
- Preço: R$ 35,00

Contato com os autores:

- José Sabino Bassetti
email sabinobassetti@hotmail.com
fone - 11 - 4029 4209 / cel. - 11 - 9795 8943 - vivo

- Carlos Cesar M. Megale
email carloscesarmegale@hotmail.com

3 comentários:

Unknown disse...

É bom saber que temos historiadores e pesquisadores de verdade para relatar de fato com a maior veracidade a história do cabra mais valente das caatingas do sertão. As razões, os porques e os verdadeiros motivos que levaram o Lampião a se embrenhar numa vida de cangaço que culminou com a sua morte e de maior parte de seu bando.

Unknown disse...

Tive o prazer de trabalhar com o Sr. Carlos, pessoa das mais obstinadas que já conheci...Durante o tempo de convivência, acompanhei o trabalho, viagens e pesquisas para o livro. Que bom que ficou pronto.

Parabéns, sei que boa leitura farei.

WWW.MERCADOZETS.COM.BR disse...

comprei desse site http://www.mercadozets.com.br/ e gostei o site entrega rapido e com nota fiscal e garantiA

tem berço eletronicos celulares tv notebook computador acessorios para carros brinquedos artigos infantis e muito mais

... tem mais de 2000 proutos
... ... ... ...
LAMPIÃO

http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=lampiao&IDCategoria=178

CAMPING

http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=178

acessos nos últimos 30 dias