SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

José Cândido, O Menino de Puxinanã

José Teles (*)
José Cândido da Silva, nascido em 11/03/1927, no Sítio Puxinanã, Município de Santana do Ipanema (AL). Saiu de Puxinanã em 1945, foi para Aracaju de onde mudou-se para o Rio de Janeiro (RJ), em 1950. Em 1989 retornou a Santana do Ipanema e em 1992 mudou-se para Aracaju, onde fixou residência de forma definitiva.
“Carcará” é uma das músicas mais fortes da MPB. Em 1964, foi o marco inicial da carreira de Maria Bethânia, que estourou nacionalmente com este baião em 1965. Carcará é assinada pelo maranhense (de Pedreiras) João do Vale e o alagoano José Cândido. No entanto, quem ficou conhecido por ela foi unicamente João do Vale.
“Carcará” não é a única composição assinada pela dupla, “Morena do Grotão” e “Pé do Lageiro” (“Onde a Onça Mora”), também são fruto dessa “parceria”. José Cândido garante que nunca pegou carona no talento de João do Vale. Ele tem mais de 80 músicas gravadas, a maioria sem parceiros. Teve suas composições gravadas por Aldair Soares, Marinês, Nara Leão, Chico Buarque, Zé Gonzaga, Trio Mossoró e Luiz Wanderley, entre outros.
Escreveu uma biografia intitulada “O menino de Puxinanã”. Forma que encontrou de deixar sua história à posteridade, já que não existe nenhum verbete dele nas Enciclopédias de música brasileira. Na madrugada de 25/02/2008, no hospital São Lucas em Aracaju (SE) aconteceu o falecimento do compositor José Cândido.
(Resumo do texto de José Teles, teles@jc.com.br, publicado no JC Online em 29/06/2007)
(*) Jornalista

Nenhum comentário:

acessos nos últimos 30 dias