SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Antonio VILELA de Souza

Professor, pesquisador e escritor é natural de Garanhuns-PE (12/08/1953).
Escreve para os jornais Folha da Cidade, Gazeta de Garanhuns e Correio Sete Colinas, onde publicou matérias de grande repercussão, tais como: "Hecatombe de Garanhuns, uma tragédia anunciada"; "Garanhuns, seu povo e sua origem"; "Os trinta papas que envergonharam a humanidade"; "A medicina e o cangaço"; "O cangaço no agreste pernambucano", entre outras.
Apaixonado pela cultura nordestina, especialmente pelo cangaço. Em 2006, publicou o livro “O Incrível Mundo do Cangaço”, com repercussão nacional, já em sua segunda edição. Agora, o escritor prepara com muito carinho o segundo volume do “Incrível mundo do cangaço”, dando um enfoque especial ao agreste pernambucano e revelações inéditas dos ex-cangaceiros Vinte e Cinco, Moreno e Durvinha, Aristéia e dos ex-volantes:,Ten. João Gomes de Lira, Sgt°. Elias Marques, Sgt°. Antonio Vieira, Neco de Pautilha e Teófilo. E destaca o Soldado Adrião Pedro de Souza, morto na tragédia de Angico e esquecido pelas autoridades da época, Ten. João Bezerra e Cel. José Lucena de Albuquerque Maranhão.

2 comentários:

Anônimo disse...

poxa, que emoçao saber que uma pessoa de garahuns, cidade que eu amo e tenho minha familia quase toda,so meus pais vieram para a bahia , amis todo restante é de garahuns, queria saber mais infiormações da ida de lampiao em Garahuns, minha sempre me conta algumas coisa sobre a ida dele em garahuns, mais ela era criança, e disse que quando eles vaim todo mundo entrava em casa com medo, era um desespero total, todo mundo tinha medo. Mai lembro que esse assunto sempre me fascinava.

Simone Pereira disse...

Sou Simone Pereira, locutora da rádio comunitária Jurema Fm 104.9 e, tivemoa a honra de fazermos uma entrevista com o ilustre professor Antonio Vilela. Depois dessa entrevista, meu carinho e admiração só aumentou por este grande homem. Criei uma comunidade no orkut em sua homenagem. Peço aos interessados, que se quiserem, participem.
simonesangalo@yahoo.com.br
Um grande abraço!
JUREMA FM - A diversão está no ar!

acessos nos últimos 30 dias